- Essência de Ser
- Posts
- #02 • Autoimagem, Autoconceito e Autoestima na construção de Marcas Pessoais
#02 • Autoimagem, Autoconceito e Autoestima na construção de Marcas Pessoais
Em cada newsletter Essência de Ser uma nova reflexão sobre autoconhecimento e o desenvolvimento de marcas pessoais. Edição quinzenal, às quintas!
Nessa edição, em 3 minutos:
Se estás na jornada de desenvolvimento da tua marca pessoal, já deves ter percebido que o processo vai muito além de estratégias de marketing, design gráfico (ou presença no Instagram…🤷♀️).
O ponto de partida será sempre mais profundo, pois começa dentro de nós, na forma como nos vemos e percebemos o nosso próprio valor no mundo.
Nesta edição, vamos refletir sobre três conceitos essenciais nesse percurso: autoimagem, autoconceito e autoestima, e como estes influenciam diretamente o posicionamento da tua marca.
Porque eu sou do tamanho que vejo e não do tamanho da minha altura
Autoimagem e autoconceito: a base da autenticidade
A autoimagem está relacionada como te vês e o autoconceito conecta-se com o que acreditas ser. Num cenário ideal, deveríamos ter um posicionamento saudável no que toca a estes conceitos, mas, normalmente, começamos a criar uma visão distorcida de nós mesmas e a usar máscaras para sermos aceites e amadas. Desde cedo, sobretudo na infância, moldamo-nos às expectativas dos outros — família, professores, amigos, sociedade, etc. — e isso afeta a nossa forma de estar no mundo.
A busca por aceitação e validação são naturais, mas são também entraves à criação de uma vida e um posicionamento de marca genuínos. Quando falo sobre marcas pessoais serem dos caminhos mais bonitos de autoconhecimento e autossuperação é sobre ganhar consciência e ultrapassar este tipo de desafios no processo. É sobre beneficiar deste caminho para crescer.
Quando desenvolvemos a nossa marca no mundo de forma intencional, podemos identificar as máscaras que causam uma imagem distorcida de nós mesmas. Ganhando essa consciência, mais facilmente poderemos construir uma marca pessoal que vibre quem realmente somos. Algumas perguntas para explorares em journaling sobre como a tua autoimagem pode estar a influenciar os resultados da tua marca:
Como me sinto ao partilhar quem sou e o que faço com os outros?
Quais são os principais medos que tenho em relação à forma como sou percebida?
O que evito mostrar nas minhas comunicações e porquê?
Autoestima: como percebemos o nosso valor
Quando a autoimagem e o autoconceito não estão bem ajustados, fruto das interações sociais e da forma como percebes e reténs o que os outros percepcionam de ti, a tua autoestima sofre, refletindo-se no valor que te atribuis. Muitas das crenças que formam a nossa autoestima podem ser limitantes, e, apesar de algumas virem da infância, outras, neste contexto, podem ser alimentadas pelas pressões de um marketing que vende fórmulas mágicas e vidas perfeitas.
Se a tua autoestima é baixa ou instável, é provável que te vejas a comparar constantemente com outros e a desvalorizar o teu trabalho, as tuas capacidades criativas e o impacto do teu servir. Com o tempo, isso leva-te a subestimar o teu potencial e o teu valor real e reflete-se na forma como te posicionas — ou te escondes — no mercado, e, claro, no valor financeiro que atribuis aos teus produtos e serviços.
Algumas perguntas para explorares em journaling sobre como a tua autoestima pode estar a influenciar os resultados da tua marca:
Comparo-me em excesso com outros profissionais?
Sinto-me merecedora dos resultados que desejo alcançar?
Tenho confiança nas minhas capacidades para liderar as decisões sobre a minha marca?
Não há estratégia de comunicação que substitua a falta de confiança em ti mesma
Se procuras constantemente ajustar-te às expectativas dos outros, como pode a tua marca estar a trabalhar a favor dos teus sonhos?
Se o valor que dás a ti mesma for baixo ou volátil, como podes esperar que a tua marca te ajude a gerar os rendimentos que desejas?
Sem uma base sólida de confiança interna, qualquer estratégia de comunicação perde impacto, pois não tem sustentação.
No meu trabalho com clientes individuais ou programas em grupo, para além de explorarmos os conceitos e ferramentas práticas para o desenvolvimento de marca, dedico sempre tempo para explorarmos crenças que podem interferir ou potenciar a confiança que tens em ti e no teu caminho. O teu poder individual importa. As melhores respostas e as melhores decisões vêm de ti.
Redefinindo a narrativa interna e preparando uma nova narrativa de marca
Chegamos ao ponto central desta reflexão: a tua narrativa.
Começamos pela tua narrativa interna. A história que contas a ti mesma todos os dias tem um impacto profundo na forma como te apresentas ao mundo e nas tuas oportunidades. Se esta está cheia de dúvidas e crenças limitantes, como é que esperas construir uma marca forte, sólida e consistente?
Aqui estão algumas estratégias simples para começares a redefinir essa narrativa interna:
🪶 Reconhece as crenças que te limitam: que pensamentos automáticos surgem quando pensas no teu valor? És rápida em desvalorizar as tuas capacidades ou duvidar do teu potencial? Começa por observar os teus pensamentos e reconhece as crenças que te impedem de avançar para onde desejas.
🪶 Escreve uma nova história: pega nessas crenças e desafia-as. Por exemplo, se acreditas que “não és suficientemente boa” para alcançar determinado objetivo, substitui isso por uma afirmação mais verdadeira e positiva, como “tenho as competências necessárias para crescer e alcançar o que desejo”. Escreve e coloca num local visível! ;)
Agora, pronta para preparar uma nova narrativa da tua marca?
🪶 Encontra evidências da tua capacidade: olha para o teu percurso, reconhece as vitórias, escreve a tua história. Lista todas as pessoas que já ajudaste. Revê ou recolhe testemunhos de quem já serviste. Usa essas evidências como provas da tua competência e do teu valor. E partilha-as com o mundo nos teus canais digitais.
A transformação da tua marca pode começar assim, redefinindo a tua narrativa. Faz sentido?
Esse tema apaixona-te tanto quanto a mim? Estou a preparar uma imersão intimista (espreita a agenda do outono mais abaixo) para aprofundarmos esse tema e ajudar-te a alinhares a tua imagem e o valor dos teus serviços. ❤️
Volto em breve com um novo tema e novidades!
Até já! 🪶
Sou a Gisela, facilito e oriento processos de desenvolvimento, crescimento e renascimento de Marcas Pessoais verdadeiras, diferenciadoras e impactantes, ajudando a traduzi-las para o mundo, na sua beleza e complexidade.
Trabalho com profissionais de desenvolvimento humano e social que sabem quem são, são felizes com o que fazem e procuram vir ao mundo na sua (nova) melhor versão!
Agenda / Outono 2024
✓ Imersão Redefine a tua Narrativa. Para profissionais corajosas que estão prontas para fortalecerem-se e mudarem a forma como comunicam e vendem os seus produtos e serviços. + Informações em breve, acompanha-me no Instagram para saberes mais.
✓ Workshop Planeamento, planeamento das ações da tua marca para 2025 e dos conteúdos para os 3 primeiros meses. 21 de Dezembro de 2024. + Informações em breve.
✓ Acompanhamento Individual, um processo individual transformador e íntimo. 2 vagas até o final do ano. Envia mensagem para saber mais.
Reply